terça-feira, 21 de agosto de 2012

Eventos debatem jornalismo sobre ciência e meio ambiente


Eventos debatem jornalismo sobre ciência e meio ambiente

10/08/12


Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDFEventos debatem jornalismo sobre ciência e meio ambiente
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realiza, dia 31 de agosto, o I Seminário Estadual Jornalismo Científico, com o objetivo de discutir as estratégias e perspectivas da divulgação da ciência nos meios de comunicação de massa. O evento integra a programação do 8º Congresso Estadual dos Jornalistas promovido, de 30 de agosto a 02 de setembro, pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA).

Entre as atrações do Seminário está o jornalista Wilson da Costa Bueno, primeiro doutor em Jornalismo Científico do Brasil, que abordará as tendências e os desafios do jornalismo sobre ciência no contexto nacional. A jornalista do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Jimena Felipe Beltrão, falará sobre as experiências e perspectivas do Jornalismo Científico na Amazônia e, em especial, no Pará.

O Seminário será mediado pela jornalista e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rosaly Brito, e ainda terá a participação de editores de jornais locais como debatedores. 

Podem participar jornalistas, assessores, educadores, estudantes de graduação/pós-graduação e demais interessados. As inscrições são gratuitas e os interessados devem enviar nome completo, formação, e-mail, instituição, telefone de contato para o endereço eletrônico: imprensa.secti.pa@gmail.com até 30/08. Haverá emissão de certificados para os inscritos. 

Congresso dos Jornalistas - Com o tema “Os desafios do jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica”, o Congresso dos Jornalistas contará com a participação de importantes nomes do jornalismo nacional e regional. Na abertura (30), o destaque é a entrega do I Prêmio Belém de Jornalismo. 

Na sexta (31), haverá o Seminário de Jornalismo Científico (manhã) e, à tarde, os painéis sobre a relação entre jornalismo e meio ambiente. No sábado (01), serão ministradas as oficinas “Cobertura jornalística sobre o risco de desastre” e “Ferramentas digitais: a tecnologia sustentável ao seu alcance”. A programação segue com os painéis “Estratégias de enfrentamento da crise ambiental na Amazônia” e “Jornalismo Ambiental na Academia”. O dia termina com apresentação cultural e exposição de fotos. O último dia do evento será dedicado ao Estatuto do Sindicato e à leitura da Carta de Belém.

Para conferir a programação completa e os valores das inscrições para o Congresso, clique no link:http://www.secti.pa.gov.br/sites/default/files/programacao_congresso_seminario.pdf.

Serviço:
8º Congresso Estadual dos Jornalistas
Período: 30/08 a 02/09
Local: Sede da OAB-PA - Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Inscrições: Interessados devem efetuar o pagamento da inscrição e enviar nome completo, registro profissional, instituição, oficina escolhida, e-mail e telefone para o endereço: sinjorpa@gmail.com.
Informações: (91) 3246-5209 (Falar com Paulo ou Marília)

I Seminário Estadual de Jornalismo Científico
Data: 31/08
Horário: 9h
Local: Sede da OAB-PA - Auditório Octávio Mendonça
Inscrições gratuitas: enviar nome completo, formação, instituição/empresa, e-mail e telefone paraimprensa.secti.pa@gmail.com. Haverá emissão de certificados para os inscritos.
Informações: 4009-2514/8146-6642


Raphael Freire – Ascom/Secti

Feira de Ciência e Tecnologia já tem data e local definidos


Feira de Ciência e Tecnologia já tem data e local definidos

    Da Redação
    Agência Pará de Notícias
    Atualizado em 16/05/2012 às 14:16

    A família paraense já pode reservar na agenda os dias 17, 18 e 19 de outubro. Nesse período, vai acontecer a V Feira Estadual de Ciência e Tecnologia no Campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento, realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai apresentar uma boa parte da produção científica de importantes instituições de ensino e pesquisa do estado.
    A Feira representa a etapa regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” e está alinhado com as discussões da Conferência Rio +20, que será realizada no Brasil, em junho. A Organização das Nações Unidas (ONU) está estimulando todos os Países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações a nível local, regional e internacional.
    A programação da Feira Estadual estará repleta de atividades de difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema principal. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.
    Mostras
    Dentre os eventos que fazem parte da Semana Nacional e antecedem a Feira Estadual, está a Mostra de Ciência e Cultura. O objetivo é aproximar a ciência do cotidiano do público estudantil oferecendo um espaço de descoberta e reflexão por meio de atividades expositivas e interativas. A programação deste ano conta com palestras, oficinas, apresentações culturais, minicursos e exposições interativas. Toda programação é gratuita e aberta à participação de toda comunidade do município onde estiver sendo realizada.
    Este ano, a Mostra já percorreu cinco municípios do interior do estado e ainda este mês, passará por Paragominas, nos dias 24 e 25. Em junho, será a vez de Moju, nos dias 14 e 15, além de Abaetetuba, nos dias 28 e 29. Até o final do ano, o evento visitará sete localidades.

    Texto:
    Raphael Freire - Secti
    Fone: (91) 4009-2514 / (91) 8146-6642
    Email: raphael.freire@secti.pa.gov.br

    Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação
    Avenida Presidente Vargas, 1.020 - Campina
    Fone: (91) 4009-2511 / 2512
    Site: www.secti.pa.gov.br Email: secti@secti.pa.gov.br