quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Eventos debatem a história da mídia na Amazônia - UFPA

Eventos debatem a história da mídia na Amazônia - UFPA

Eventos debatem a história da mídia na Amazônia

Para debater e analisar mais sobre a história dos meios de comunicação, vão ocorrer, simultaneamente, o 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia e o 2º Seminário de História, Cultura e Meios de Comunicação na Amazônia, com o tema “Mídia: Memória, Cultura e Amazônia”.
Os eventos ocorrerão nos dias 12 e 13 de novembro e prestigiam os 190 anos da publicação do Jornal O Paraense, já antecipando as celebrações para os 200 anos da Imprensa no Norte do Brasil. O objetivo dos encontros será discutir, nos campos da Comunicação e da História, o desenvolvimento de todas as mídias. Segundo a coordenadora do Congresso, professora Netília Seixas, “profissionais se reunirão para debater a respeito das mídias no Pará e na Amazônia e também sobre a atuação delas no passado e no presente.”
Os eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), pela UFPA - por meio da Faculdade de Comunicação (Facom) -, pelos Programas de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e História Social da Amazônia (PPHIST) e pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).
Programação – Durante o evento, ocorrerão palestras, mesas-redondas e grupos temáticos (GTs). Para fazer a palestra de abertura, que tem como tema “Mídia, Memória e Cultura”, a convidada foi a professora Christa Berger, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Para finalizar o Encontro, será lançado o livroEnciclopédia do Rádio Esportivo, organizado pela professora Nair Prata e pela jornalista Maria Cláudia Santos, além da palestra de encerramento com o jornalista Lúcio Flávio Pinto, que terá como tema “Mídia e Relações de Poder na Amazônia”.
Pesquisa – Os estudos sobre a história da mídia já acontecem há alguns anos na UFPA, envolvendo pesquisadores das áreas de História, Letras e de Comunicação. No evento, além da participação de professores e estudantes, um dos objetivos é ter também a presença de profissionais do mercado nas discussões, afirma a professora Netília Seixas. O evento é uma oportunidade para os interessados em História e Comunicação conhecerem mais sobre o desenvolvimento da mídia na Amazônia.
Para participar, é necessário acessar oblog do evento, ver a categoria de interesse, preencher a ficha de inscrição, disponível para download e, após fazer o pagamento da taxa, enviá-la junto com uma cópia do recibo para o e-mail midianorte2012@gmail.com. “Este Encontro é destinado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais da área e para quem se interessa pela história da imprensa, independentemente do campo de trabalho ou pesquisa”, finaliza a professora Netília.
Inscrições - Interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até o dia 9 de novembro. Quem deseja apresentar trabalhos ou contar seus relatos de experiência relacionados às mídias na Região Norte também terá espaço nos Encontros. Nesse caso, os interessados precisam enviar, até o dia 25 de outubro, seu artigo ou relato, além dos demais documentos necessários para a inscrição no evento. Após a submissão, os trabalhos encaminhados serão avaliados por uma comissão científica e, posteriormente, os selecionados serão apresentados dentro dos diversos Grupos Temáticos (GTs) que compõem a programação do Seminário.
"O evento é uma oportunidade de reunir e discutir estudos sobre história das mídias e suas relações com a cultura e a sociedade, não só de pesquisadores de Comunicação e História, mas também de diferentes áreas das Ciências Humanas, como as Artes, a Etnomusicologia, a Antropologia, as Letras e a Sociologia", finaliza o professor Maurício Costa, membro da comissão organizadora dos eventos e professor da Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST)..
Serviço:
2º Encontro Regional Norte de História da Mídia e 2º Seminário de História, Cultura e Meios de Comunicação na Amazônia.
Data: 12 e 13 de novembro de 2012.
Local: palestras e mesas-redondas: Auditório do Capacit.
GTs: Salas do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA.
Hora: A partir das 8h30
Para mais informações e baixar a ficha de inscrição, acesse o blog
Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos:  Alexandre Moraes

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CALENDÁRIO - DATAS IMPORTANTES - FEBRACE 2013

Febrace 10

CALENDÁRIO - DATAS IMPORTANTES - FEBRACE 2013
Data Limite para envio de projetos e postagem da documentação do Projeto.
5 de Novembro de 2012 - Período Extendido 29 de Outubro de 2012
Data Limite para afiliar feiras ou mostras científicas a FEBRACE 2013.
29 de Agosto de 2012 - ENCERRADO.
Anúncio dos Finalistas da FEBRACE 2013
18 de Dezembro de 2012
Pagamento da Taxa de confirmação de inscrição na Exposição de Projetos com desconto (APENAS PARA PROJETOS FINALISTAS)*
31 de Janeiro de 2013
Data Limite para Pagamento de Taxa de confirmação de inscrição na Exposição de Projetos (APENAS PARA FINALISTAS)*
15 de Fevereiro de 2013
MOSTRA DE FINALISTAS - FEBRACE 2013
12 a 14 de Março de 2013
CERIMÔNIAS DE PREMIAÇÃO FEBRACE 2013
15 e 16 de Março de 2013
MOSTRA DE FINALISTAS - FEBRACE 2013
Local
Campus da Universidade de São Paulo, São Paulo - Capital - Tenda FEBRACE
12 a 14 de Março de 2013
Horário: 14h00 às 19h00
Período da
Mostra de Finalistas
12 a 14 de Março de 2013
Horário: 14h00 às 19h00
CERIMÔNIAS DE PREMIAÇÃO FEBRACE 2013
Local
Campus da Universidade de São Paulo, São Paulo - Capital - Tenda FEBRACE
15 de Março de 2013
16h00 às 19h00
Local
A Confirmar
16 de Março de 2013
9h00 às 12h00

CNPq lança edital de apoio à Feiras de Ciências, Mostras e Olimpíadas científicas


CNPq lança edital de apoio à Feiras de Ciências, Mostras e Olimpíadas científicas
Interessados em conseguir apoio para a realização de Feiras, Mostras e Olimpíadas científicas junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) devem enviar seus projetos para o órgão até o próximo dia 22 de novembro.
O objetivo do órgão fomentador é, com auxílio financeiro, apoiar a realização de Feiras e Mostras científicas no âmbito nacional, estadual, municipal e distrital e Olimpíadas científicas no âmbito nacional como ferramenta de melhora dos ensinos fundamental e médio. Dessa forma também, desenvolver e aumentar o número de jovens talentos que possam se interessar em seguir carreiras técnico-científicas.

Prorrogadas as inscrições para o prêmio Professores do Brasil


Educação básica

Prorrogadas as inscrições para o prêmio Professores do Brasil


Quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 18:28


O prêmio Professores do Brasil valoriza práticas pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras dos profissionais do ensino que atuam nas redes públicas (foto: João Bittar/arquivo MEC - 2-6-2010)
As inscrições para o 6º Prêmio Professores do Brasil, que se encerrariam neste sábado, 27, foram prorrogadas até 10 de novembro próximo. É o que estabelece a Portaria MEC nº 1.300, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26 (seção 1, página 9). A premiação valoriza práticas pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras nas redes públicas de ensino.

Este ano, foi criada uma segunda categoria, sobre temas específicos, além da já conhecida, de temas livres. Esta é subdividida nas áreas de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais e ensino médio. O novo módulo conterá projetos de educação integral ou integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização nos anos iniciais e educação digital, articulada ao desenvolvimento do currículo.

Cada categoria terá até quatro professores premiados em cada uma das subcategorias, um por região do país. Os autores das experiências selecionadas pela comissão julgadora nacional, independentemente de região e da categoria, receberão R$ 7 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras.

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005. Até a segunda edição, premiava professores da educação infantil e séries ou anos iniciais do ensino fundamental. A partir da terceira edição, estendeu-se a todas as etapas da educação básica — educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.

As inscrições para a sexta edição devem ser feitas na página do prêmio na internet. Nela, o professor também encontra informações relevantes e o regulamento.

O prêmio Professores do Brasil é realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), fundações SM e Volkswagen e Instituto Votorantim. 

Assessoria de Comunicação Social

Matéria republicada com atualização de informações




Palavras-chave: educação básica, professor, prêmio Professores do Brasil