quarta-feira, 6 de março de 2019

42 - A energia e o homem - Ciências - Ens. Fund. - Telecurso


Vídeo 1 - NONOS ANOS - Geração de energia, forma de transmissão e impactos socioambientais



Os estudantes neste primeiro momento deverão demonstrar habilidades que levem em conta:


1 - Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades;

2 - Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais;

3 - Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica,
luminosa, sonora e mecânica, por exemplo);

4 - Classificar equipamentos elétricos residenciais com base no cálculo de seus consumos efetuados a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso;

5 - Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de uso;

6 - Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola;

ATIVIDADE 1, PARA OS NONOS ANOS 2019

RECEBER INSTRUÇÕES EM SALA DE AULA.