quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

ANO LETIVO 2023 - ENSINO MÉDIO INTEGRAL (TI) NO NOVO ENSINO MÉDIO

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
COMPONENTE CURRICULAR - BIOLOGIA
OBJETO DO CONHECIMENTO - O CONHECIMENTO CIENTÍFICO 

Método científico

O método científico é um conjunto de etapas, normas e técnicas empregadas para validar um estudo técnico, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento científico.
O método científico é um conjunto de etapas que deve ser seguido para que um estudo seja considerado científico. É o método científico que valida uma pesquisa como um conhecimento verdadeiro, livre de conceitos prévios ou subjetividade dos pesquisadores.

As etapas do método científico envolvem:

observação;
questionamento;
construção de hipóteses;
experimentação;
análise das hipóteses;
conclusão.

A partir da aplicação do método científico são formuladas leis, postulados ou teorias científicas.

Resumo sobre o método científico

O método científico é um procedimento sistemático de investigação que tem a função de validar um estudo científico.
Orienta como uma pesquisa científica deve ser conduzida.
É composto por etapas que envolvem a observação de um fenômeno, a formulação de perguntas e hipóteses, a experimentação, o teste das hipóteses e a conclusão.
Um conhecimento apenas se torna de caráter científico após ter passado pelo método científico.
A aplicação do método científico garante a validade e a confiabilidade de uma pesquisa.

O que é método científico?
O método científico é um procedimento sistemático de investigação, formado por normas e técnicas que atuam como ferramentas para a validação de um estudo científico.

Funcionando como um “guia” que orienta como o estudo científico deve ser conduzido, o método científico indica as perguntas que devem ser feitas ao longo da pesquisa e encaminha de forma lógica as possíveis descobertas e interpretações científicas.

A aplicação do método científico em uma pesquisa garante que seus dados, resultados e interpretações serão livres da subjetividade do pesquisador.

Quais são os tipos de método científico?
Há diferentes formas de empregar o método científico, a depender da ordem em que as suas etapas são aplicadas, bem como das peculiaridades da área da ciência de estudo. Por exemplo, na área da Química, Física e Biologia o método experimental é bastante comum, porém na área da Filosofia o método dialético pode ser mais vantajoso.

Os tipos de método científico são:

Método indutivo – envolve a observação de fenômenos específicos, seguida da comparação dos resultados, buscando algum tipo de correlação para que seja construída uma generalização.
Exemplo:

Observação 1: Vacas da espécie A que vivem no Brasil possuem leite com teor de gordura de 4%.
Observação 2: Vacas da espécie B que vivem no Brasil possuem leite com teor de gordura de 4%.
Observação 3: Vacas da espécie C que vivem no Brasil possuem leite com teor de gordura de 4%.
Observação 4: Vacas da espécie G que vivem na Argentina possuem leite com teor de gordura de 3%.
Conclusão: As vacas das espécies A, B e C vivem no Brasil, logo todas as vacas que vivem no Brasil possuem leite com teor de gordura de 4%.

Método dedutivo: aplica o raciocínio lógico (dedução) para se alcançar conclusões específicas por meio de suposições gerais.
Exemplo:

Todas as vacas que vivem no Brasil possuem leite com teor de 4%.

As vacas da espécie A vivem no Brasil.

Logo, as vacas da espécie A possuem leite com teor de 4%.

Método hipotético-dedutivo: aplicado quando o conjunto de informações disponíveis não é o suficiente para explicar um fenômeno. Nesse caso, é necessário trabalhar com hipóteses, que nada mais são do que possíveis explicações para o que se discute. A hipótese é posta à prova frente a vários testes e se mantém como verdadeira até que algum teste a invalide ou a rejeite. Quanto maior o número de validações da hipótese, maior a sua proximidade com a realidade.

Método dialético: baseado em diálogo, debates e argumentação. É composto por três partes: tese, antítese e síntese. A tese se refere ao argumento ou à ideia defendida. A antítese é o argumento que se opõe à tese e atua como uma “provocação”. Por fim, a síntese é a conclusão e a união entre aspectos verdadeiros da tese e da antítese. Essa abordagem de construção de conhecimento científico é bastante explorada nas Ciências Sociais.

Método estatístico: aplica ferramentas estatísticas para a investigação de um fenômeno. Os dados disponíveis são organizados, analisados e interpretados de forma quantitativa, com base em um tratamento estatístico-matemático. Esse método fornece dados numéricos para a probabilidade de acerto e margem de erro dos resultados obtidos.

Método comparativo: empregado por meio da análise de um ou mais fatos/fenômenos envolvidos, considerando as suas similaridades e suas diferenças. Esse método é utilizado em diversos segmentos, como a Química, a Filosofia, a Psicologia, entre outros.

Método experimental: nesse método, o objeto/fenômeno estudado é submetido a diferentes condições controladas, analisando-se o impacto gerado ao sistema. Essa abordagem é muito empregada na Química, na Física, na Biologia e nas áreas farmacêutica e médica.

Etapas do método científico

O método científico existe para auxiliar na construção do conhecimento científico, que se desenvolve a partir do surgimento de questionamentos ou de problemas a serem resolvidos.

Para isso, existe um conjunto de ações ou etapas que devem ser seguidas para que o referido problema ou pergunta seja resolvido. A aplicação desse método sistemático garante que os testes sejam repetidos por pesquisadores diferentes e que se obtenham os mesmos resultados esperados.

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.

Observação: envolve a coleta de informações qualitativas ou quantitativas sobre o fenômeno. O pesquisador deve olhar para o que precisa ser respondido e buscar mais informações sobre a situação.

Questionamento: são construídas perguntas que podem ajudar a explicar o fenômeno, resolver a questão em estudo ou encontrar possíveis razões que ocasionaram a situação-problema. Alguns exemplos de questionamento são: “Por que esse fenômeno ocorre?”, “Quais os fatores que podem influenciá-lo?”, “Como é possível descrevê-lo?”.

Formulação de hipótese: são elaboradas possíveis respostas ou soluções aos questionamentos propostos na etapa anterior. As hipóteses são consideradas válidas até que algum teste ou indício seja suficiente para invalidá-la.

Experimentação: o sistema em estudo é avaliado sob diferentes condições. Também são verificadas as condições para que um determinado experimento possa ser reproduzido. Nessa fase, as hipóteses formuladas são testadas.

Análise das hipóteses: envolve o julgamento das hipóteses, podendo estas serem rejeitadas, mantidas ou modificadas. Para a hipótese ser aceita como verdadeira, os resultados obtidos devem coincidir com o resultado esperado, de acordo com a hipótese proposta.

Conclusão: todos os dados obtidos e hipóteses testadas são agrupados para que se construa uma explicação, um princípio, uma teoria ou uma lei que seja útil para contribuir como conhecimento científico.

Na ciência, os princípios são uma abordagem geral de fenômenos que se repetem em diversos sistemas. As leis são relações entre as grandezas envolvidas e surgem por meio da experimentação. As teorias explicam fatos observáveis com base em um conjunto de leis e regras, permitindo a realização de previsões sobre fenômenos.

Exemplos de método científico

Um dos exemplos mais clássicos de aplicação do método científico foi a descoberta do medicamento penicilina. O cientista Alexander Fleming estudava colônias de bactérias Staphylococcus aureus. Em determinada ocasião, verificou que algumas amostras já abandonadas haviam sido recobertas por uma espécie de mofo causado pela presença de fungos, causando a morte das bactérias de estudo.

Mais tarde, partindo dessa observação, os cientistas Howard Florey e Ernst Chain formularam questionamentos e hipóteses e em seguida as testaram em experimentos científicos. Nesses testes, isolaram e estudaram o fungo e, mais tarde, o testaram em ferimentos dos soldados na Segunda Guerra Mundial. Hoje, a penicilina é um dos antibióticos mais importantes da Medicina.

Método científico na Filosofia

A Filosofia é uma área de estudo da ciência ampla que engloba reflexões sobre questões fundamentais da vida, da individualidade, do modo de funcionar da sociedade, da política, entre tantas outras. Por tratar de questões sensíveis e até íntimas, a área da Filosofia acaba se entrelaçando com questões éticas, morais, religiosas, de crenças e culturais.

O método científico na Filosofia é importante para diferenciar os saberes científicos (ciência) daqueles não científicos. Os saberes não científicos envolvem crenças culturais e locais, questões de religião, conceitos pré-formados sobre determinado assunto. Assim, os saberes não científicos podem ser classificados como “senso comum”, que se difere totalmente do conhecimento científico dentro da Filosofia.

As etapas adotadas no método científico direcionam pesquisas e estudos dentro da área da Filosofia, buscando resultados científicos idôneos.

René Descartes, famoso filósofo francês que viveu no século XVII, foi o primeiro cientista a propor um modelo sistemático para guiar o raciocínio humano na busca da verdade do conhecimento baseado na lógica matemática, uma vez que essa ciência é, a princípio, exata, certa e ausente de dúvidas.

Em 1637, Descartes publicou a primeira edição do livro Discurso sobre o método, obra em que defende que o verdadeiro conhecimento apenas pode ser alcançado com o uso da razão, deixando de lado os sentidos e as sensações pessoais. O autor define no livro sua concepção sobre “ciência” e as etapas para a realização da prática científica, definindo os argumentos necessários para a distinção entre verdade e falsidade.

Método científico na Biologia

Na área da Biologia, um dos exemplos mais representativos da aplicação e importância do método científico foi o trabalho de Charles Darwin no desenvolvimento da teoria da seleção natural.

Darwin, observando como as espécies evoluíram ao longo dos anos, formulando perguntas e testando hipóteses, concluiu que todos os seres vivos lutam pela sua sobrevivência, e o meio seria o responsável por selecionar aqueles mais aptos a permanecerem vivos. A seleção do meio, chamada de seleção natural, consideraria diversas características dos seres vivos que favoreceriam sua sobrevivência, tal como os aspectos físicos. Como são os indivíduos que sobrevivem que possuem tais características, elas são repassadas aos seus descendentes, perpetuando-se ao longo das gerações.

A teoria da seleção natural é um dos principais mecanismos que explica a evolução das espécies e foi construída considerando as etapas do método científico, seguindo um raciocínio dedutivo.

Nesse tipo de método científico, parte-se de um pensamento geral ― nesse caso, a luta pela sobrevivência ― para alcançar conclusões específicas para cada espécie, que seriam quais caraterísticas específicas de cada uma promoveram sua sobrevivência.

Importância do método científico
As pesquisas científicas são de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade e na resolução de problemas. Para que uma pesquisa ou um estudo sejam considerados científicos, eles precisam seguir uma série de procedimentos de validação, sendo um deles o método científico.

O uso do método científico garante a validade de um estudo e a confiabilidade de seus dados e métodos empregados, protegendo-o das intenções e subjetividades do próprio pesquisador. Ou seja, é a aplicação do método científico em um estudo que o torna válido e confiável.

REPOSTAGEM EXTRAÍDA DE:
LIMA, Ana Luiza Lorenzen. "Método científico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2023.