quarta-feira, 25 de março de 2009

Vídeo que sugestiona época de mudança.

SUGESTÕES DE TEMAS PARA INVESTIGAÇÃO NO 1º ANO

Para as atividades experimentais laboratoriais nas turmas do 1º ano (BIOLOGI/Prof. Valdir Barros) estou indicando algumas sugestões:

Sugestão de temas para investigação: 1º ano

- Obesidade e Nutrição;
- Câncer de mama e colo do útero,
- Células transgênicas e organismos transgênicos;
- Alimentos industrializados, alimentos Light e Diet;
- Alimentos regionais;
- Balneário (balneabilidade em Mosqueiro) e os coliformes fecais.

ATIVIDADE PARA TURMA 204 (noite)

O texto a seguir foi retirado do site:
http://www.sbmrj.org.br/Ciencia-evolucao.htm
Consulta em 25/03/09
O objetivo é que cada equipe exponha seu pensamento em relação ao texto (no nosso primeiro debate na sexta-feira). Para auxiliá-los na leitura consultem os professores Wagner e Luciano, pois o texto possui muitos termos ligados a disciplina Física. Os termos biológicos discutiremos em sala de aula. A seguir o texto:

VOCÊ ACREDITA QUE A EVOLUÇÃO É VERDADEIRA?

Autor desconhecido

Caso positivo, então responda às seguintes questões. Neste contexto, "evolução" é a idéia de que os processos naturais e espontâneos são suficientes para explicar a existência de todas as coisas naturais.

1. Alguma coisa do nada?

O "Big Bang", a teoria mais amplamente aceita para explicar o começo do universo, afirma que tudo se desenvolveu de uma pequena nuvem densa de partículas e radiação subatômicas que explodiram, formando o gás hidrogênio (e o hélio). De onde veio esta energia/matéria? Será razoável afirmar que surgiu do nada? E mesmo que fosse assim, o que determinou que explodisse? Sabemos, por experiência, que as explosões são destrutivas e levam à desordem. Será razoável supor que a explosão do "big bang" produziu o efeito contrário de aumentar a "informação", a ordem e a formação de estruturas úteis, como as estrelas e os planetas e, por fim, as pessoas?

2. As leis físicas são um acidente?

Sabemos que o universo é governado por várias leis físicas fundamentais como as forças eletromagnéticas, a gravidade, a conservação de massa e energia, etc. Tais atividades de nosso universo dependem desses princípios como um programa de computador depende da existência de um programa com um conjunto de instruções. Até que ponto é razoável dizer que esses grandes princípios controladores se desenvolveram por acaso?

3. Da desordem a ordem?

A Segunda Lei da Termodinâmica é a lei científica mais comprovada. Ela afirma que os sistemas se tornam mais desordenados com o tempo, a menos que receba uma energia e que a direcione para criar a ordem. Os evolucionistas dizem que aconteceu o contrário - que a ordem cresceu com o tempo, sem qualquer energia que a direcionasse. Como pode ser isto?
OBSERVAÇÃO: Os evolucionistas geralmente dizem que a Segunda Lei se aplica a sistemas fechados ou isolados e que a terra certamente não é um sistema fechado (ela toma uma grande quantidade de energia bruta do sol, por exemplo). No entanto, todos os sistemas, abertos ou fechados, tendem a se deteriorar. Os organismos vivos, por exemplo, são sistemas abertos, mas eles envelhecem e morrem. Também o universo, no todo, é um sistema fechado. Dizer que o caos do "big bang" se transformou no cérebro humano com seus 120 trilhões de conexões é uma clara violação da Segunda Lei.
Também devemos assinalar que a disponibilidade de energia bruta é uma condição necessária, mas longe de ser suficiente, para que ocorra uma diminuição da entropia. Certamente a aplicação de um facho de luz nas peças de uma bicicleta não resultará numa bicicleta - somente a aplicação cuidadosa da energia direcionada o fará, como, por exemplo, as mãos de uma pessoa que segue um projeto. A presença da energia do sol NÃO resolve o problema dos evolucionistas de como uma ordem crescente ocorreu na terra, contrariando a Segunda Lei.

4. Informação do acaso?

A teoria da informação afirma que a "informação" nunca surge por acaso. Nossa experiência humana constata isto todo dia. Como pode a origem do enorme aumento de informação de organismos simples acima do homem ser responsável por ela? A informação é sempre introduzida de fora. É impossível que os processos naturais produzam sua própria informação, ou significado, que é o que os evolucionistas afirmam que aconteceu. Datilografar ao acaso poderia produzir uma série de "cachorro", mas, para um observador inteligente, isso apenas significa alguma coisa em que foi aplicada uma definição para esta sequência de letras. A geração de informação sempre exige inteligência, ainda que a evolução diga que não há inteligência envolvida na formação final de um ser humano, cujos sistemas contêm uma grande quantidade de informação.

5. Vida a partir de produtos químicos mortos?

Os evolucionistas afirmam que a vida formou-se da não vida (produtos químicos mortos), a chamada "abiogênesis", muito embora seja uma lei biológica ("biogênesis") que a vida só provém do que é vivo. A probabilidade de um sistema replicante o mais simples que se possa conceber, formar-se por si mesmo a partir de produtos químicos não vivos é tão mínima quanto zero - muito menos do que a chance do número de partículos do tamanho de um elétron caber em todo o universo visível! Considerando-se estes dados, podemos acreditar que a vida se formou por si própria?
6. DNA e RNA complexos são por acaso?
A existência continuada (a reprodução) de uma célula exige tanto o DNA (o "plano") como o RNA (o "mecanismo de cópia"), ambos tremendamente complexos. Podemos acreditar que essas duas necessidades co-dependentes surgiram por acaso e ao mesmo tempo?

7. A vida é complexa.

Conhecemos e apreciamos a grande quantidade de inteligência exigida para o planejamento e projeto que levaram o homem à lua. No entanto, a complexidade desta tarefa se empalidece quando comparada com a complexidade da mais simples forma de vida. É razoável acreditar-se que processos naturais, sem projetista, sem inteligência e sem planejamento produziram o ser humano?
8. Somos os fósseis de transição?
Se a evolução tivesse acontecido, nossos museus estariam repletos de esqueletos de incontáveis formações de transição. Contudo, após uma centena de anos de intensas buscas, apenas um pequeno número de candidatos a possíveis formas de transição são tomados como prova da evolução. Se a evolução realmente aconteceu, onde estão suas formas transicionais? E por que o registro fóssil na verdade mostra todas as espécies em sua forma completa, com uma aparência idêntica aos exemplos atuais das espécies?

OBSERVAÇÃO: A maioria dos exemplos conseguidos pelos evolucionistas concentra-se em apenas um aspecto da anatomia, como, por exemplo, um osso ou crâneo. Um fóssil de transição verdadeiro deve ser intermediário em muitos, se não em todos, aspectos. Da próxima vez que alguém mostrar a você este osso modificado pelo tempo, pergunte-lhe pelo resto da criatura também!
Muitos evolucionistas ainda gostam de acreditar na " escassez" do registro fóssil. Contudo, estatísticas simples mostrarão que uma vez que tenha sido encontrada uma série de exemplos fósseis de uma criatura, as chances de que se tenha perdido um de seus possíveis antecessores é muito pequena. Consideremos os trilobitas, por exemplo. Esses fósseis são tão comuns que podemos comprá-lo um por menos de US$20, mas nenhum fóssil de seus antecessores foi encontrado!

9. Um intermediário poderia ter sobrevivido?

A evolução requer que a transição de uma espécie para outra deva ser gradual. E não nos esqueçamos de que se supõe que a "seleção natural" conserva aqueles indivíduos que criaram uma superioridade de algum tipo. Como pode um animal intermediário entre uma espécie e outra sobreviver (e por que seria selecionado), quando não se adequasse mais nem ao seu antigo ambiente nem ao seu novo ambiente? Podemos imaginar uma sequência possível de pequenas alterações que levam uma criatura de uma espécie a outra, mantendo-a não só viva mas melhorada?
OBSERVAÇÃO: Certamente que um "ponto de luz sensível" é melhor do que visão alguma. Mas, por que tal ponto se desenvolve? (os evolucionistas gostam de tomar isto como garantia). E mesmo que se desenvolvesse, acreditar que as mutações desse ponto dão origem às tremendas complexidades do olho humano ultrapassa o bom senso e a experiência.

10. Reprodução sem reprodução.

O dogma principal da evolução é o conceito de que as coisas se desenvolvem por uma série (espontânea) de pequenas alterações, provocadas por mutações que são "selecionadas", permanecendo as "alterações melhores" por um longo período de tempo. Como a capacidade de reprodução pode evoluir sem a correspondente capacidade de reproduzir? Podemos imaginar um cenário teórico onde isso pudesse acontecer? E por que a evolução produziu dois sexos tantas vezes? A reprodução assexuada seria muito mais provável e eficiente!
OBSERVAÇÃO: Relegar a questão da reprodução à "abiogênesis" não resolve o problema.

11. Plantas sem fotossíntese?

O processo de fotossíntese das plantas é muito complexo. Como a primeira planta sobreviveria se já não dispusesse desta fantástica capacidade?

12. Como explicar as relações simbióticas?

Existem muitos exemplos de plantas e animais que têm uma relação "simbiótica" (precisam umas das outras para sobreviverem). Como a evolução explica isto?

13. Só é bom depois de acabado.

Sabemos pela experiência diária que um item não tem qualquer utilidade até que esteja acabado, seja um carro, um bolo ou um programa de computador. Por que a seleção natural começaria fazendo um olho, ou um ouvido, ou uma asa (ou qualquer outra coisa), quando este item sozinho não beneficia o animal até que esteja completo?

OBSERVAÇÃO: Observe que até um "ponto de luz sensível" ou a versão mais simples de qualquer natureza está longe de ser alterada por "um salto".

12. Explique a metamorfose!

Como a evolução explica a metamorfose da borboleta? À medida em que a lagarta evolue para a "massa gelatinosa" (independente da borboleta) não parece que está "imobilizada"?

13.Deve ser fácil comprovar a evolução.

Se a evolução é o grande mecanismo que produziu todas as coisas naturais de um simples gás, por certo que este mecanismo deve ser facilmente visível. Deve ser possível provar sua existência em questão de dias ou semanas, se não em horas. No entanto, por muitas décadas os cientistas bombardearam inúmeras gerações de moscas com radiação, para mostrar a evolução em ação e o que conseguiram foi ... mais moscas (deformadas). Até que ponto é razoável acreditar-se que a evolução é um fato, quando até o mais simples experimento não foi capaz de documentá-la?

OBSERVAÇÃO: A criação artificial de uma nova espécie envolve muito mais do que uma pequena alteração para provar que a "macro-evolução" verdadeira é possível.Uma mudança de ordem mais elevada, onde o conteúdo de informação do organismo cresceu, deveria ser demonstrável e não é. Desenvolver uma nova espécie altera a informação existente mas não acrescenta uma nova informação da forma que é necessária para um novo órgão, por exemplo.

14. Coisas complexas exigem projeto inteligente, companheiros!

As pessoas são inteligentes. Se uma equipe de engenheiros algum dia projetasse um robô que pudesse atravessar todos os tipos de terrenos, cavar grandes buracos, carregar o correspondete a muitas vezes o seu peso, encontrar suas próprias fontes de energia, fazer mais robôs como ele próprio e tivesse apenas alguns milímetros de altura, nós nos surpreenderíamos com esta conquista. Toda nossa experiência de vida nos fez saber que esse robô não poderia existir por acaso, ou ter seus componentes reunidos por acaso, mesmo que todas as suas partes estivessem disponíveis uma ao lado da outra. E temos certeza, fora de qualquer dúvida, que uma cânula de gás hidrogênio, não importa quanto tempo a deixamos lá ou que tipo de energia bruta poderíamos aplicar sobre ele, jamais resultaria em um robô. Mas já temos este "robô" - que é chamado de "formiga" e nós a esmagamos porque elas são "nada" comparadas com as pessoas. E Deus as criou e a nós também. Que outra explicação pode haver?

terça-feira, 24 de março de 2009

Sobre o multimídia PODCAST

Para os estudantes que irão produzir atividades utilizando-se do PODCAST indico a procura por informação a partir do GOOGLE. Vocês irão encontrar muita coisa seguindo os passos:
Termos Web temas, a página que poderá ser conectada possui informações sobre o Podcast em : O que é podcast e podcasting?

Orientações para os estudantes do 3º ano

Essas orientações são relativas a uma investigação que estou concluindo sobre a aprendizagem de conceitos Biológicos. Nesta investigação objetivo compreender os conhecimentos iniciais de estudantes em sala de aula, visto que atualmente não se inicia um processo de aprendizagem sem levar em conta aquilo que já se sabe. Neste sentido a compreensão que busco é relativa à influência da mídia televisiva nos conhecimentos dos estudantes. E para isso minha investigação vem sendo norteada a partir da seguinte pergunta:

Em que termos as mensagens televisivas que tratam de temas biológicos, captados/acessados por estudantes do ensino médio, favorecem a significação da aprendizagem de conceitos biológicos, tais como Biodiversidade Amazônica?

O conceito de Biodiversidade a ser ensinado em sala de aula é o seguinte:

O conceito de Biodiversidade é definido como o universo de genes, espécies e ecossistemas de uma região que se estruturou durante os processos evolutivos e por meio destes vem dinamicamente se transformando. Cada biodiversidade das regiões do planeta é adaptada as condições em que se estabelece como a Biodiversidade Amazônica localizada em uma região tropical e úmida.


A seguir apresento os resultados de uma análise parcial na investigação relativo aos conhecimentos iniciais dos alunos antes de iniciar a aprendizagem do conceito.

Como análise parcial dos relatos de um questionário que aplique aos estudantes do Ensino Médio (1º, 2º, 3º anos/tarde e 1ª etapa do EJA/noturno) obtive os resultados em quatro categorias: Comportamental humano, Expressão negativista, Diversidade de espécies e Maior divulgação social, que são expressas a seguir.


Comportamental humano
Nesta categoria os relatos convergiram, a partir da mobilização televisiva por conscientização, para comportamentos de preservação e valorização da floresta amazônica e conseqüentemente da natureza, em uma visão otimista da narrativa televisiva nos relatos dos estudantes.
O comportamento humano é o aspecto que mais prevaleceu nos relatos dos estudantes sobre as relações que a TV se propõe. As mensagens que a televisão mobiliza parecem fazê-los entender que uma conscientização em relação ao não declínio dos ecossistemas amazônicos pode despertar comportamentos de preservação, proteção e valorização da floresta amazônica e, por conseguinte da natureza. O que fica claro nos relatos a seguir: “Tenta relacionar ao comportamento humano, porque somos responsáveis por isso”. “Tenta relacionar com a natureza. Devemos ter um carinho todo especial com o nosso ambiente e ajudar a proteger a nossa natureza”. “Ela engloba de maneira geral, os animais, plantas. Tenta mostrar a relação do ser humano com o meio ambiente conscientizar- nos sobre o quanto é importante preservara natureza”.
A justificativa do imperativo estruturado nas narrativas da televisão para a conscientização e ação comportamental é explicada pela devastação que a Amazônia vem sofrendo nos relatos dos estudantes. O que é bem ilustrado nos depoimentos sobre extinção de animais, assim como sobre aqueles que tratam da retirada da cobertura vegetal. É como se a televisão alertasse ao estudante lhe dizendo que ele também é diretamente responsável pela diversidade do patrimônio genético, das espécies e dos ecossistemas amazônicos; que ele deve se conscientizar para preservar e não desmatar ou traficar animais e vegetais da floresta, visto que ela é rica e exuberante e que ele não pode, inclusive, deixar que desapareçam espécies, ainda, não catalogadas, o que provocaria destruição da natureza e fundamentalmente a vida, a exemplo do seguinte relato: “Relaciona-se com a floresta Amazônica, onde lá existem imensas variedades de espécies de animais e vegetais, onde a maioria ainda é desconhecida. Assim, como existem espécies que são descobertas todos os dias, existem aquelas que desaparecem sem que se tome conhecimento de sua existência”.
As mensagens são acessadas/captadas na programação geral da TV, com destaque para telejornais, programas especializados e comerciais.


Expressão negativista
Os estudantes expressam preocupação e uma visão pessimista. Os mesmos entendem que a TV relaciona a expressão Biodiversidade Amazônica com exploração predatória e ação destruidora da FLORESTA AMAZÔNICA pelo homem, referindo-se a animais e vegetais de um do geral. Os programas que divulgam, freqüentemente, essas mensagens são os telejornais. O porquê de a TV divulgar tal mensagem está relacionado com a riqueza da biodiversidade amazônica, o que provoca cobiça nacional e internacionalmente. Decorre daí as mensagens soarem como um alerta para os telespectadores no sentido de conscientizarem-se em relação à preservação, visando à vida no planeta, assim como uma alerta para que as autoridades tomem providências, visto que a devastação da Floresta Amazônica é tida por eles como um crime. A seguir alguns relatos condizentes:

“Com a floresta amazônica, porque sabemos que a Amazônia está sendo destruída, para todo o lado existem comentários sobre esse assunto, então em quase todos os programas se fala nesse assunto, principalmente em jornais”.
“Relaciona ao desmatamento da Amazônia porque tenta informar quanto estão explorando a Amazônia, geralmente nos jornais e comercias”.
“É diversidade biológica do meio ambiente. É comentada nos jornais, livros e TV. Exemplo, a fauna e flora são ricas quanto à biodiversidade brasileira. Ela é constantemente ameaçada com a ocupação desordenada. Exemplo, exploração predatória e ação destruidora do homem”.


Diversidade de espécies
Os relatos mostraram que as mensagens relacionam-se a diversidade de espécies. Os estudantes desta tendência expressão em seus relatos que as relações mobilizadas pelas mensagens televisivas são relativas à diversidade de animais e plantas quando se referem à Biodiversidade Amazônica. E essa diversidade de animais e plantas é mostrada na floresta amazônica por meio de algumas espécies em extinção ou que estão ameaçadas. O foco se concentra na riqueza e importância dos ecossistemas amazônicos para o restante do planeta. Jornais e entrevistas são destacados como veiculadores das mensagens.

“Tenta relacionar com a grande variedade de animais e plantas que existe na floresta e geralmente exibidos em programas jornalísticos”.
“Com a riqueza da fauna e da floreta amazônica. Por que nos mostra o quanto a Amazônia é importante para nós e que é bom preservá-la para que nunca sua riqueza venha a acabar. E todo isso você vê e ouve em jornais, comerciais e entrevistas”.
“Com a variedade de espécies de seres vivos que estão ameaçados na Amazônia pelos traficantes e desmatamento ilegal de florestas. O assunto é visto em jornais e em entrevistas, comerciais e músicas tentando passar a mensagem da importância das florestas para as espécies”.
“Sempre estão abordando este assunto, tentando mostrar a diversidade brasileira, aqui se concentram de 10 a 20% do total de espécies identificadas no planeta. Também querem mostrar quais estão ameaçadas ou vulneráveis”.


Maior divulgação social
Os relatos tenderam para relações mais ligadas a uma maior divulgação para sociedade sobre a importância da Biodiversidade Amazônica.
Nesta tendência os estudantes se expressão no sentido de que as mensagens veiculadas pela televisão em relação à expressão Biodiversidade Amazônica têm importância social e deveriam ser mais divulgadas do que já são. Os mesmos destacam a vida como prioridade nas discussões nacionais e internacionais. Biodiversidade Amazônica estaria envolvida em todos os aspectos da vida. Afirmam que as mensagens são veiculadas em toda programação televisiva.

“Com o nosso dia-a-dia, por que tudo que existe fala um pouco da Biodiversidade Amazônica. As novelas, filmes, muitas das vezes os jornais”.
“Costuma associar ao cultivo de plantas medicinais e turismo. A importância dessa biodiversidade para o planeta envolve interesse econômico para a região, para o país e para as pesquisas internacionais. Isso acontece em programas regionais e alguns jornais”.
“Com o fazer parte da nossa sociedade. Está envolvida em todas as programações, no entanto, entendo que tem que ser envolvida em mais programações, não só em telejornais, entrevistas e outros, já que a biodiversidade faz parte da nossa vida”.


Atividade
Cada equipe a partir de uma determinada categoria (escolhida em sorteio na sala de aula) deverá expor sua opinião no sentido de concordar, discordar, ou inda, emitir outra visão/leitura sobre o que foi relatado pelos estudantes na categoria.
Em outras palavras a equipe deverá se pronunciar em relação à categoria que foi sorteada. Nesta exposição à equipe fala se o conhecimento que possui sobre a expressão Biodiversidade Amazônica é igual, diferente, ou possui outra opinião em relação ao que é posto na categoria em questão. A exposição da equipe deverá ser enviada para o correio eletrônico do professor.
Em outra fase do processo cada equipe deverá postar sua exposição no multimídia PODCAST no BLOG do Laboratório de Ciências.

Sugestão de temas para serem investigados no curso de Biologia:
- Extinção de espécies de animais característicos da região Amazônia como muitos peixes;
- Devastação da mata ciliar nos rios do Mosqueiro;
- Devastação dos ecossistemas de manguezais no Mosqueiro e seus efeitos na população;
- a organização da agenda 21 na escola;
- Utilização de recursos naturais (seres vivos) do Mosqueiro,
- Preservação e uso racional dos recursos naturais (seres vivos) no Mosqueiro;
- A cultura e os recursos da região;
- Festivais de frutas da região;

segunda-feira, 23 de março de 2009

Um resumo do que se passou

Salve, salve comunidade honoratense, uma bela semana a todos/as, (Biologia). É com muito prazer que começo a perceber alguns ajustes quanto à sistematização do Laboratório de Ciências na Escola.
Entre quarta e sexta-feira alguns professores/as tomaram efetivamente dianteira em relação à estruturação do nosso laboratório. Alguns alunos também auxiliaram em parte do processo, principalmente, na sexta-feira quando, por iniciativa de alguns professores, nos vimos literalmente, colocando a mão na massa.
A situação foi à seguinte: tivemos que remover todos os materiais experimentais das disciplinas Física, Biologia e Química que estavam parte na sala da direção, e parte na sala do Grêmio. Foi um “Deus nos acuda”, pois tivemos que ‘bagunçar’ toda a sala da direção. A vice-diretora foi gentil nos cedendo, inclusive, um armário para as vidrarias que estão ainda sem armário e bancada no Laboratório.
No entanto, o mais triste e aterrador foi, sem dúvida, encontramos nossos materiais experimentais depositado na sala do Grêmio como lixo a ser descartado. Esse tratamento é um descaso com a educação pública. Segundo o depoimento de funcionário da escola os materiais experimentais foram depositados naquele lugar durante a reforma da escola. Tiramos muitas fotos para registro e deveremos postar em breve.
Mas atenção, tivemos a idéia de já, nesta semana, iniciarmos nossas aulas experimentais mesmo provisoriamente/improvisadamente, visto que estamos no processo de planejamento. Houve um atraso neste processo já que tivemos que voltar todos os esforços para o PDE em reuniões com a ARNEIDE que nos solicitou apoio e muitas atividades serão contempladas com o financiamento do PDE.
Por enquanto é isso.
Um abraço a todos/as.