Essas orientações são relativas a uma investigação que estou concluindo sobre a aprendizagem de conceitos Biológicos. Nesta investigação objetivo compreender os conhecimentos iniciais de estudantes em sala de aula, visto que atualmente não se inicia um processo de aprendizagem sem levar em conta aquilo que já se sabe. Neste sentido a compreensão que busco é relativa à influência da mídia televisiva nos conhecimentos dos estudantes. E para isso minha investigação vem sendo norteada a partir da seguinte pergunta:
Em que termos as mensagens televisivas que tratam de temas biológicos, captados/acessados por estudantes do ensino médio, favorecem a significação da aprendizagem de conceitos biológicos, tais como Biodiversidade Amazônica?
O conceito de Biodiversidade a ser ensinado em sala de aula é o seguinte:
O conceito de Biodiversidade é definido como o universo de genes, espécies e ecossistemas de uma região que se estruturou durante os processos evolutivos e por meio destes vem dinamicamente se transformando. Cada biodiversidade das regiões do planeta é adaptada as condições em que se estabelece como a Biodiversidade Amazônica localizada em uma região tropical e úmida.
A seguir apresento os resultados de uma análise parcial na investigação relativo aos conhecimentos iniciais dos alunos antes de iniciar a aprendizagem do conceito.
Como análise parcial dos relatos de um questionário que aplique aos estudantes do Ensino Médio (1º, 2º, 3º anos/tarde e 1ª etapa do EJA/noturno) obtive os resultados em quatro categorias: Comportamental humano, Expressão negativista, Diversidade de espécies e Maior divulgação social, que são expressas a seguir.
Comportamental humano
Nesta categoria os relatos convergiram, a partir da mobilização televisiva por conscientização, para comportamentos de preservação e valorização da floresta amazônica e conseqüentemente da natureza, em uma visão otimista da narrativa televisiva nos relatos dos estudantes.
O comportamento humano é o aspecto que mais prevaleceu nos relatos dos estudantes sobre as relações que a TV se propõe. As mensagens que a televisão mobiliza parecem fazê-los entender que uma conscientização em relação ao não declínio dos ecossistemas amazônicos pode despertar comportamentos de preservação, proteção e valorização da floresta amazônica e, por conseguinte da natureza. O que fica claro nos relatos a seguir: “Tenta relacionar ao comportamento humano, porque somos responsáveis por isso”. “Tenta relacionar com a natureza. Devemos ter um carinho todo especial com o nosso ambiente e ajudar a proteger a nossa natureza”. “Ela engloba de maneira geral, os animais, plantas. Tenta mostrar a relação do ser humano com o meio ambiente conscientizar- nos sobre o quanto é importante preservara natureza”.
A justificativa do imperativo estruturado nas narrativas da televisão para a conscientização e ação comportamental é explicada pela devastação que a Amazônia vem sofrendo nos relatos dos estudantes. O que é bem ilustrado nos depoimentos sobre extinção de animais, assim como sobre aqueles que tratam da retirada da cobertura vegetal. É como se a televisão alertasse ao estudante lhe dizendo que ele também é diretamente responsável pela diversidade do patrimônio genético, das espécies e dos ecossistemas amazônicos; que ele deve se conscientizar para preservar e não desmatar ou traficar animais e vegetais da floresta, visto que ela é rica e exuberante e que ele não pode, inclusive, deixar que desapareçam espécies, ainda, não catalogadas, o que provocaria destruição da natureza e fundamentalmente a vida, a exemplo do seguinte relato: “Relaciona-se com a floresta Amazônica, onde lá existem imensas variedades de espécies de animais e vegetais, onde a maioria ainda é desconhecida. Assim, como existem espécies que são descobertas todos os dias, existem aquelas que desaparecem sem que se tome conhecimento de sua existência”.
As mensagens são acessadas/captadas na programação geral da TV, com destaque para telejornais, programas especializados e comerciais.
Expressão negativista
Os estudantes expressam preocupação e uma visão pessimista. Os mesmos entendem que a TV relaciona a expressão Biodiversidade Amazônica com exploração predatória e ação destruidora da FLORESTA AMAZÔNICA pelo homem, referindo-se a animais e vegetais de um do geral. Os programas que divulgam, freqüentemente, essas mensagens são os telejornais. O porquê de a TV divulgar tal mensagem está relacionado com a riqueza da biodiversidade amazônica, o que provoca cobiça nacional e internacionalmente. Decorre daí as mensagens soarem como um alerta para os telespectadores no sentido de conscientizarem-se em relação à preservação, visando à vida no planeta, assim como uma alerta para que as autoridades tomem providências, visto que a devastação da Floresta Amazônica é tida por eles como um crime. A seguir alguns relatos condizentes:
“Com a floresta amazônica, porque sabemos que a Amazônia está sendo destruída, para todo o lado existem comentários sobre esse assunto, então em quase todos os programas se fala nesse assunto, principalmente em jornais”.
“Relaciona ao desmatamento da Amazônia porque tenta informar quanto estão explorando a Amazônia, geralmente nos jornais e comercias”.
“É diversidade biológica do meio ambiente. É comentada nos jornais, livros e TV. Exemplo, a fauna e flora são ricas quanto à biodiversidade brasileira. Ela é constantemente ameaçada com a ocupação desordenada. Exemplo, exploração predatória e ação destruidora do homem”.
Diversidade de espécies
Os relatos mostraram que as mensagens relacionam-se a diversidade de espécies. Os estudantes desta tendência expressão em seus relatos que as relações mobilizadas pelas mensagens televisivas são relativas à diversidade de animais e plantas quando se referem à Biodiversidade Amazônica. E essa diversidade de animais e plantas é mostrada na floresta amazônica por meio de algumas espécies em extinção ou que estão ameaçadas. O foco se concentra na riqueza e importância dos ecossistemas amazônicos para o restante do planeta. Jornais e entrevistas são destacados como veiculadores das mensagens.
“Tenta relacionar com a grande variedade de animais e plantas que existe na floresta e geralmente exibidos em programas jornalísticos”.
“Com a riqueza da fauna e da floreta amazônica. Por que nos mostra o quanto a Amazônia é importante para nós e que é bom preservá-la para que nunca sua riqueza venha a acabar. E todo isso você vê e ouve em jornais, comerciais e entrevistas”.
“Com a variedade de espécies de seres vivos que estão ameaçados na Amazônia pelos traficantes e desmatamento ilegal de florestas. O assunto é visto em jornais e em entrevistas, comerciais e músicas tentando passar a mensagem da importância das florestas para as espécies”.
“Sempre estão abordando este assunto, tentando mostrar a diversidade brasileira, aqui se concentram de 10 a 20% do total de espécies identificadas no planeta. Também querem mostrar quais estão ameaçadas ou vulneráveis”.
Maior divulgação social
Os relatos tenderam para relações mais ligadas a uma maior divulgação para sociedade sobre a importância da Biodiversidade Amazônica.
Nesta tendência os estudantes se expressão no sentido de que as mensagens veiculadas pela televisão em relação à expressão Biodiversidade Amazônica têm importância social e deveriam ser mais divulgadas do que já são. Os mesmos destacam a vida como prioridade nas discussões nacionais e internacionais. Biodiversidade Amazônica estaria envolvida em todos os aspectos da vida. Afirmam que as mensagens são veiculadas em toda programação televisiva.
“Com o nosso dia-a-dia, por que tudo que existe fala um pouco da Biodiversidade Amazônica. As novelas, filmes, muitas das vezes os jornais”.
“Costuma associar ao cultivo de plantas medicinais e turismo. A importância dessa biodiversidade para o planeta envolve interesse econômico para a região, para o país e para as pesquisas internacionais. Isso acontece em programas regionais e alguns jornais”.
“Com o fazer parte da nossa sociedade. Está envolvida em todas as programações, no entanto, entendo que tem que ser envolvida em mais programações, não só em telejornais, entrevistas e outros, já que a biodiversidade faz parte da nossa vida”.
Atividade
Cada equipe a partir de uma determinada categoria (escolhida em sorteio na sala de aula) deverá expor sua opinião no sentido de concordar, discordar, ou inda, emitir outra visão/leitura sobre o que foi relatado pelos estudantes na categoria.
Em outras palavras a equipe deverá se pronunciar em relação à categoria que foi sorteada. Nesta exposição à equipe fala se o conhecimento que possui sobre a expressão Biodiversidade Amazônica é igual, diferente, ou possui outra opinião em relação ao que é posto na categoria em questão. A exposição da equipe deverá ser enviada para o correio eletrônico do professor.
Em outra fase do processo cada equipe deverá postar sua exposição no multimídia PODCAST no BLOG do Laboratório de Ciências.
Sugestão de temas para serem investigados no curso de Biologia:
- Extinção de espécies de animais característicos da região Amazônia como muitos peixes;
- Devastação da mata ciliar nos rios do Mosqueiro;
- Devastação dos ecossistemas de manguezais no Mosqueiro e seus efeitos na população;
- a organização da agenda 21 na escola;
- Utilização de recursos naturais (seres vivos) do Mosqueiro,
- Preservação e uso racional dos recursos naturais (seres vivos) no Mosqueiro;
- A cultura e os recursos da região;
- Festivais de frutas da região;
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