O Professor Valdir Barros esteve no:
4o ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
28 de maio a 01 de junho de 2012
Garanhuns, PE, Brasil
Apresentou o artigo -
A MÍDIA TELEVISIVA FAVORECENDO A APRENDIZAGEM DE CONCEPÇÕES SOBRE BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA: IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO DA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
VALDIR FONSECA BARROS – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM)/Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)/Universidade
Federal do Pará (UFPA)/ valdirbarros27@yahoo.com.br
RESUMO: Este artigo trata dos resultados de uma investigação que objetivou compreender as
mensagens da televisão aberta apropriadas por estudantes do ensino médio que tratam da
‘Biodiversidade Amazônica’ favorecendo a significação de assuntos correlatos apresentados em
âmbito escolar. A análise textual discursiva foi utilizada para tratar os relatos estudantis. Três
categorias foram por mim inferidas: (A) Diversidade de Espécies, (B) Divulgação Social
Necessária e (C) Coexistência, que, entre outros achados, me levaram ao seguinte
posicionamento: quando a TV aberta expõe aos sujeitos aspectos da temática “Biodiversidade
Amazônica” contribui no sentido de facilitar a aprendizagem de ideias significativas acerca
deste tema correlatas ao conceito central acadêmico de Biodiversidade Amazônica apresentado
em âmbito escolar. Tais ideias apresentaram-se como concepções - reeditadas/reiteradas - que
fazem parte dos modos de relações com que [nós] os seres humanos vêm [vimos] tratando
sócio-histórica e culturalmente seu [nosso] entorno
Palavras-chave: Concepções Alternativas, Biodiversidade Amazônica, Televisão Aberta