sexta-feira, 13 de julho de 2012


O Professor Valdir Barros esteve no:
4o ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

28 de maio a 01 de junho de 2012
Garanhuns, PE, Brasil




Apresentou o artigo -
A MÍDIA TELEVISIVA FAVORECENDO A  APRENDIZAGEM DE CONCEPÇÕES SOBRE BIODIVERSIDADE  AMAZÔNICA: IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO DA SALA DE  AULA DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA


VALDIR FONSECA BARROS – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM)/Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)/Universidade
 Federal do Pará (UFPA)/ valdirbarros27@yahoo.com.br


RESUMO: Este artigo trata dos resultados de uma investigação que objetivou compreender as 
mensagens da televisão aberta apropriadas por estudantes do ensino médio que tratam da 
‘Biodiversidade Amazônica’ favorecendo a significação de assuntos correlatos apresentados em 
âmbito escolar.  A análise textual discursiva foi utilizada para tratar os relatos estudantis. Três 
categorias foram por mim inferidas: (A) Diversidade de Espécies, (B) Divulgação Social 
Necessária e (C) Coexistência, que, entre outros achados, me levaram ao seguinte 
posicionamento: quando a TV aberta expõe aos sujeitos aspectos da temática “Biodiversidade 
Amazônica” contribui no sentido de facilitar a aprendizagem de ideias significativas acerca 
deste tema correlatas ao conceito central acadêmico de Biodiversidade Amazônica apresentado 
em âmbito escolar. Tais ideias apresentaram-se como concepções - reeditadas/reiteradas - que 
fazem parte dos modos de relações com que [nós] os seres humanos vêm [vimos] tratando 
sócio-histórica e culturalmente seu [nosso] entorno 
Palavras-chave: Concepções Alternativas, Biodiversidade Amazônica, Televisão Aberta



Projeto iPraia Limpa/i leva consciência ambiental às ilhas do Pará - UFPA

iIMPORTANTÍSSIMO:

Projeto iPraia Limpa/i leva consciência ambiental às ilhas do Pará - UFPA

Belém do Pará - 8, 9 e 10 de Novembro de 2012

http://www.viicongressolatinoamericanosapps.com/pt/

UM POUCO DO PARÁ

CIÊNCIA FORA DO TERRITÓRIO
Jornal da Universidade Federal do Pará . Ano XXVI Nº 105, Junho e Julho de 2012.



Luiz Kleber de Souza é doutorando  em Química
e está de partida para os EUA


por Jéssica Souza / Junho e Julho 2012
foto Bianca d’Aquino

De passagens compradas e malas prontas. Destino: cidade de Kent, Ohio, Estados Unidos. Viagem de férias? Não. Luiz Kleber de Souza, estudante do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai fazer um estágio na Universidade de Kent State para complementar seus estudos de doutorado por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Em 2012, a UFPA oferta, por meio do Programa, 52 bolsas, de 12 meses cada, disponibilizadas em fluxo contínuo, a qualquer doutorando matriculado na Instituição que deseje passar uma temporada de estudos e investigações científicas junto aos pesquisadores das melhores universidades estrangeiras conveniadas. O estágio de Luiz Kleber, por exemplo, terá a orientação do professor Mietek Jaroniec, um dos mais notáveis cientistas de materiais do mundo, com grande destaque na área de materiais mesoporosos (um material poroso cujos poros têm diâmetro de 2 a 50 nanômetros).
ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL NA UFRA:
22 a 27 DE JULHO.
http://www.eneeamb.com/