sexta-feira, 13 de julho de 2012


O Professor Valdir Barros esteve no:
4o ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

28 de maio a 01 de junho de 2012
Garanhuns, PE, Brasil




Apresentou o artigo -
A MÍDIA TELEVISIVA FAVORECENDO A  APRENDIZAGEM DE CONCEPÇÕES SOBRE BIODIVERSIDADE  AMAZÔNICA: IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO DA SALA DE  AULA DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA


VALDIR FONSECA BARROS – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM)/Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)/Universidade
 Federal do Pará (UFPA)/ valdirbarros27@yahoo.com.br


RESUMO: Este artigo trata dos resultados de uma investigação que objetivou compreender as 
mensagens da televisão aberta apropriadas por estudantes do ensino médio que tratam da 
‘Biodiversidade Amazônica’ favorecendo a significação de assuntos correlatos apresentados em 
âmbito escolar.  A análise textual discursiva foi utilizada para tratar os relatos estudantis. Três 
categorias foram por mim inferidas: (A) Diversidade de Espécies, (B) Divulgação Social 
Necessária e (C) Coexistência, que, entre outros achados, me levaram ao seguinte 
posicionamento: quando a TV aberta expõe aos sujeitos aspectos da temática “Biodiversidade 
Amazônica” contribui no sentido de facilitar a aprendizagem de ideias significativas acerca 
deste tema correlatas ao conceito central acadêmico de Biodiversidade Amazônica apresentado 
em âmbito escolar. Tais ideias apresentaram-se como concepções - reeditadas/reiteradas - que 
fazem parte dos modos de relações com que [nós] os seres humanos vêm [vimos] tratando 
sócio-histórica e culturalmente seu [nosso] entorno 
Palavras-chave: Concepções Alternativas, Biodiversidade Amazônica, Televisão Aberta



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