terça-feira, 27 de março de 2018

Repassando: A verdade sobre o nióbio

Um tesouro gigantesco, capaz de transformar o Brasil em país de primeiro mundo? Um grande mal-entendido, envolto em mitos e exageros? Ou as duas coisas? Saiba o que é real, e o que é ficção, sobre o metal mais polêmico da atualidade.

Repassando: Pesquisa revela civilizações antigas com até 1 milhão de habitantes na Amazônia






Boa parte da Amazônia ainda é um mistério para os arqueólogos. Por muitos anos, reinou a crença de que a floresta não havia abrigado grandes civilizações antes da chegada dos europeus – como houve no Peru com os Incas; ou no México com os Maias. Acreditava-se, também, que os antigos povos pré-colombianos da região ficavam restritos apenas nas áreas próximas aos principais rios . Estavam errados. Agora, arqueólogos da Universidade de Exeter encontraram evidências de que civilizações com até 1 milhão de habitantes, divididos em diferentes comunidades, viviam no sul da Amazônia, longe dos principais rios, antes da chegada dos portugueses.
Fonte: https://super.abril.com.br/comportamento/pesquisa-revela-civilizacoes-antigas-com-ate-1-milhao-de-habitantes-na-amazonia/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Repassando: Prêmio Jovem Cientista 2018 abre inscrições

Prêmio Jovem Cientista 2018 abre inscrições
Podem ser feitas até 31 de julho as inscrições ao 29º Prêmio Jovem Cientista, cujo tema é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. O Prêmio visa impulsionar a pesquisa científica no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Informações AQUI!

O Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a parceria da Fundação Roberto Marinho e patrocínio do Banco do Brasil e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

São cinco as categorias do Prêmio Jovem Cientista: Mestre e Doutor, Estudante do Nível Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico.

Aos vencedores serão ofertadas bolsas de estudo do CNPq, no valor total correspondente a R$ 775 mil. Os vencedores da categoria Mestre e Doutor recebem bolsas de Mestrado ou Doutorado, no País, se ainda não tiverem a titulação de mestre ou doutor. Para os que já têm a titulação de doutor, são oferecidas bolsas de Pós-Doutorado Júnior, no País.

Já os vencedores da categoria Estudante do Ensino Superior recebem uma bolsa de Iniciação Científica ou uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado. E os vencedores na categoria Estudante do Ensino Médio recebem uma bolsa de Iniciação Científica Júnior ou uma bolsa de Iniciação Científica.

Por Eduardo Rocha, Ascom-Seduc
Fonte: http://www.seduc.pa.gov.br/site/seduc/modal?ptg=8376