Propesp prorroga inscrições para premiação do CNPq
Foram prorrogadas, até esta terça-feira, 28, as inscrições de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2012, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Podem se inscrever, por meio da Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), alunos da Instituição com bolsas Pibic ou Pibiti, referentes às Iniciações Científica e Tecnológica.
Como participar – Para concorrer, basta ser bolsista de Iniciação Científica ou Tecnológica, com, pelo menos, 12 meses de bolsa, em processo de renovação 2012-2013. Ex-bolsistas não podem participar. O Prêmio se divide em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Mérito Institucional. Esta última é dedicada às instituições que tenham bolsistas Pibic e Pibiti inscritos.
A ficha de inscrição do evento deve ser preenchida e entregue junto com a documentação exigida pelo CNPq, até as 17 horas desta terça, na Diretoria de Pesquisa da Propesp, localizada no prédio da Reitoria, Campus Básico da UFPA, bairro Guamá. A documentação envolve relatório final do trabalho, no período entre julho de 2011 e julho de 2012; histórico escolar; resumo do relatório final; carta de recomendação do orientador e versão atualizada do CurrículoLattes do bolsista.
Confira o regulamento, com todas as especificidades, e mais detalhes sobre como participar do Prêmio.
Presença paraense – Para o diretor de Pesquisa da Propesp, professor Antonio Carlos Vallinoto, a participação dos bolsistas e a seleção dos trabalhos enviados pela UFPA prezam pela qualidade. “A nossa avaliação é sempre voltada a conseguir os melhores trabalhos. A cada ano, a nossa produção científica ganha em excelência, e este Prêmio reflete este sucesso”, diz Vallinoto, referindo-se ao sucesso da Instituição nas edições de 2010 (3º lugar, na área de Ciências Biológicas) e 2011 (1º lugar, na área de Ciências Exatas e da Terra). Cada universidade só pode enviar um trabalho por área.
Quanto à inclusão da categoria voltada à produção tecnológica, o professor acredita ser um grande estímulo a um setor forte, no âmbito da graduação na UFPA. “Assim, foi com as bolsas de Iniciação Científica. Nos anos 90, eram 60 bolsas. Hoje, são mais de 1.000. Com o tempo, aprimoramos nossas técnicas e buscamos renovação, e este Prêmio serve como um grande incentivo à formação acadêmica, no campo da produção tecnológica.”
O Prêmio – Surgiu em 2003, como um incentivo à produção de ciência nas universidades, contemplando as instituições que atingiram as metas do Programa de Iniciação Científica, PIBIC. Em 2012, o evento abre espaço para uma nova categoria, “Bolsista de Iniciação Tecnológica”, valorizando uma área rica em produções acadêmicas. O Prêmio conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A premiação da edição 2012 será realizada na próxima Reunião Anual da SBPC, prevista para julho de 2013, em Pernambuco.
Mais informações no site do Prêmio.
Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário