REPASSANDO: MAIS INFORMAÇÕES VER:
4º CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA NO IEMCI/UFPA
TEMA - CULTURA, EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA E ESCOLA
13 a 17 de novembro de 2012
Alexandrina Monteiro
|
Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é Professora Titular da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Curriculares, Estudos Culturais, Linguagem e Práticas Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: Currículo, Etnomatemática, Educação de Jovens e Adultos, Modelagem Matemática, Formação de Professores, Educação Escolarizada. |
Antônio Joaquim Severino
|
Professor aposentado de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, na categoria de Professor Titular, MS-6. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente participa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, de São Paulo (Uninove). Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão na cultura brasileira. |
Cristiane Coppe Oliveira
|
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. É líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm e coordenadora científica do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros - NEAB/UFU, nos quais desenvolve projetos relacionados à História da Educação Matemática Brasileira e Etnomatemática, enfatizando a pessoa e obra de Júlio César de Mello e Souza - Malba Tahan (1885-1975) e os discursos que se estabelecem em suas obras raras. Em uma perspectiva cultural investiga a importância da inserção da história e cultura africana e afrobrasileira no currículo em Matemática, por meio da implementação da Lei 10639/03 e as possibilidades de rompimento com o racismo científico que se estabelece em ideias eurocêntricas. Participa ainda como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática da Universidade de São Paulo -GEPEm e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Cultura Popular da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - GEPECPOP. Na vertente extensionista desenvolve vários projetos, sendo coordenadora da Área Relações Etnicorraciais do Projeto Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - MEC; participa como formadora do Projeto A Cor da Cultura promovido pela Fundação Roberto Marinho, TV Futura, SEPPIR, MEC e Petrobrás. Na vertente do ensino superior é vice-coordenadora do Projeto de Formação Inicial em História e Cultura Africana e Afrobrasileira promovido pelo NEAB/UFU em parceria com a PROGRAD/UFU, ministrando módulo referente à Etnomatemática. Atua com disciplinas da Educação Matemática nos cursos de Matemática e Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU. |
Eduardo Sebastiani Ferreira
|
Possui graduação em Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1962), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1965), doutorado em Doctorat de Troisiemme Cycle pela Université Joseph Fourier - Grenoble I (1970), pós-doutorado pela Université Joseph Fourier - Grenoble I (1976) e pós-doutorado pela Michigan State University (1989). Foi Professor da Universidade de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro, Universidade Federal do Ouro Preto e Universidade de Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Atuante pesquisador em Etnomatemática desde a década de 80. Foi responsável pela organização internacional e local do 2º Congresso Internacional de Etnomatemática, promovido pelo Internacional Study Group on Ethnomathematics, ocorrido no Brasil em 2002. Considerado no meio acadêmico mundial como um dos precursores da pesquisa em Etnomatemática. |
Ieda Maria Gongo
|
Possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2008) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora vinculada à Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e ao Centro Universitário Univates de Lajeado, RS. Também atua, como membro docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, trabalho, calculadora, matemática oral e educação matemática. |
Iran Abreu Mendes
|
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1983), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História e Pedagogia da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, educação matemática, ensino de matemática, história da matemática em sala de aula e etnomatemática. |
Isabel cristina Rodrigues de Lucena
|
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. É licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1993). Possui cursos de mestrado e doutorado em Educação - área de concentração Educação Matemática - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002 e 2005). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas e no curso de Licenciatura em Matemática da UFPA. Desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática. Os principais temas enfocados nos projetos os quais coordena ou participa são: etnomatemática, cultura amazônica, processos de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica e formação de professores que ensinam matemática. |
Jane Felipe Beltrão
|
Graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1973). Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1979) e Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Exerce, como Professor Associado, atividades junto a Universidade Federal do Pará no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Direito. Atua nas áreas de Antropologia, Direito e Saúde dentro de perspectiva interdisciplinar. Coordena projetos de pesquisa com faces interdisciplinares com ênfase nas áreas de Antropologia, História e Direito entre povos tradicionais indígenas e não-indígenas dialogando a partir da educação, da saúde e dos direitos diferenciados, com os necessários recortes de gênero e etnicidade, de educação e cidadania, e particularmente de direitos humanos e étnicos. |
José Ricardo e Souza Mafra
|
Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Metodologia do Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, etnomatemática e estágios supervisionados em matemática. |
Júlio Roberto Groppa Aquino
|
Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, bem como pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Pesquisador do CNPq. Vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados à apropriação do pensamento foucaultiano na pesquisa educacional brasileira, bem como aos processos de governamentalização em curso na atualidade educacional, especialmente aqueles em torno das práticas de escrita. |
Lawrence Shirley
|
Mestre em Educação Comparada e Internacional em Illinois, Doutor em Educação Matemática pela Ahmadu Bello University (Nigéria). Natural do Arizona. É um educador matemático com interesse na história e cultura da matemática e etnomatemática. Foi professor por quinze anos de Educação Matemática e foi chefe da Seção de Educação Matemática na Ahmadu Bello University na Nigéria. Desde 1989 está na Towson University, mas já havia atuado como Vice-Presidente e Presidente Adjunto do Departamento de Matemática. Foi presidente do Gupo de Estudos Norte-americano de Etnomatemática e organizador da IV Conferência Internacional de Etnomatemática, em 2010. |
Lucélida de Fátima Maia da Costa
|
Mestre em Estudos Amazônicos (2009) pela Universidade Nacional da Colômbia. Possui Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (2002) pela Faculdade de Educação de Cacoal e em Tecnologia Educacional (2004) pela Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, com ênfase em Didática e Metodologia do Ensino de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática e Formação de professores. |
Luis Carlos Arboleda
|
Graduação em Licenciatura em Matemática e Física pela Universidad del Valle (1968) e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Santiago de Cali (1970). Especialização em Lógica e Epistemologia da Ciência pelo Instituto de História das Ciências da Academia de Ciências, em Varsóvia (1976). Doutorado e Mestrado (DEA) em História das Culturas, os Saberes e a Educação na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris (1980). Pós-doutorado em História Social da Ciência no Centro de Estudos Históricos, CSIC-Madrid. Professor e pesquisador do Instituto de Educação e Pedagogia da Universidad del Valle. Membro dos Grupos de História da Matemática, de Educação Matemática e de Nação, Cultura e Memória da Universidad del Valle. Principais linhas de pesquisa e ensino: História e Filosofia da Matemática; História da Matemática de Professores de Professores; Matemática, Cultura e Educação na Colômbia; Etnomatemática. |
Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato
|
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação Stricto Sensu, e também na Especialização do Instituto de Matemática. É líder do NEPEM-UFF, grupo de pesquisa do CNPq, coordenando o Grupo de Etnomatemática da UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, educação matemática, educação matemática de jovens e adultos, formação contínua do educador e pesquisa etnográfica. |
Maria da Conceição Xavier de Almeida
|
Possui graduação em Sociologia e Política pela Fundação Jose Augusto (1972), mestrado (1979) e doutorado (1992) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coortdenadora do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM). colaboradora e consultora da Multiversidad Mundo Real Edgar Morin, membro da catedra itinerante. Unesco "Edgar Morin" - Universidad Del Salvador/Instituto Internacional para o Pensamento Complexo. Consultora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Membro da Associação Internacional para o Pensamento Complexo e membro do comitê científico internacional - Universidad de Valladolid. Membro do conselho editorial das revistas: Famecos - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Cronos - Programa de Pós-Graduaçao em Ciencias Sociais- UFRN; Educação em questão - PPGEd/UFRN. Tem experiência na área de antropologia e complexidade, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: complexidade, educação, cultura, ciência e conhecimento. |
Maria do Carmo Santos Domite
|
Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), mestrado em Master of Arts In Mathematics Education - University of Georgia (1984) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, nas linhas de pesquisa: formulação de problemas, etnomatemática e formação de professores e educação indígena. Coordena, desde 1998, junto com o Prof. Ubiratan D'Ambrosio, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática-GEPEm, sediado na FE-USP. Desde 2001vem trabalhando junto à formação dos professores indígenas do Estado de São Paulo (Guarani, Tupi, Kaingang, Terena e Krenak), coordenando o Curso de Magistério Indígena (2001-2003) e o Curso de Formação Intercultural Indígena (2005-2008). |
Milton Rosa
|
Possui graduação em Ciências com Especialização em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral (1993), Especialização em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), Mestrado em Educação, Currículo e Instrução pela California State University, Sacramento (2000) e Doutorado em Educação, Liderança Educacional pela California State University, em Sacramento (2010). Atualmente é Professor Adjunto I do Centro de Educação a Distância (CEAD) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No CEAD, exerce a função do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi Professor Titular de Matemática na Encina Preparatory High School de 1999 a 2011, foi membro do National Evaluation System (NES) e colaborador do Educational Testing System (ETS) para matemática e espanhol. É parecerista, entre outros,.dos seguintes periodicos: Journal of Mathematics and Culture, IJREE, TODOS TEEM Journal, Acta Scintae, Educational Research, The Mathematics Teacher, Journal Of Transformative Leadership and Policy Studies, International Journal of Piece and Development, International Journal of English and Literature. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: matemática, etnomatemática, currículo, modelagem matemática, etnomodelagem, história da matemática e liderança educacional. |
Ole Skovsmose
|
Professor Emérito Associado da Aalborg University (Dinamarca), Departamento de Educação, Aprendizagem e Filosofia. Possui Doutorado em Mathematics Education pela Royal Danish School of Educational Studies (1982). Tem experiência na área da Educação Matemática, atuando principalmente com Educação Matemática Crítica, investigando temas importantes para esta área, como o que ele mesmo chama de Matemática em Ação. |
Osvaldo dos Santos Barros
|
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1998), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2004) e Doutorado em Educação, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atua como professor adjunto do Departamento de Matemática do Campus de Cametá, da Universidade Federal do Pará - UFPA, ministrando disciplinas pedagógicas relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Etnomatemática, Etnoastronomia, História da Matemática e Ensino de Matemática. Participa de produções artísticas na área do teatro e exposições didáticas. |
Roger Miarka
|
Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro. Pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Etnomatemática e Filosofia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Concepções de Mundo e de Conhecimento, Relações entre Fenomenologia e Educação Matemática, e Fundamentações Metodológicas e Filosóficas para a Etnomatemática. Atualmente é Professor Assistente Doutor na Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro.
|
Rogério Ferreira
|
Possui pós-doutorado em Educação (2009) e doutorado em Educação (2005) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Matemática (1995) e graduação em Matemática (1991) pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professor Adjunto III da UFG atuando no Instituto de Matemática e Estatística, no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura Intercultural Indígena. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, educação escolar indígena, tecnologia educacional, jogos estratégicos, filosofia do conhecimento e cultura.
|
Samuel Edmundo Lopez Bello
|
Possui licenciatura em Matemática (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995) e Doutorado em Educação: Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- DEC/FACED. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Ensino de Matemática, Etnomatemática, Prática Pedagógica: Linguagens e Subjetivações. |
Wanderléya Nara Gonçalves Costa
|
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) - Matemática Interdisciplinar. Pelo segundo ano consecutivo, coordena projeto/programa de extensão financiado pelo ProExt/MEC/SESU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, etnomatematica, ensino de matemática e diferentes mídias, história da matemática. |
Wilma de Nazaré Baia Coelho
|
Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (1987), Especialista em Educação e Problemas Regionais pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestre em Gestão e Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (2000) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA) e, atualmente, atua na condição de docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) e do Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia da UFPA (PPHIST); Membro de diversas sociedades científicas. Forma e orienta novos profissionais nos campos da Educação, História da Educação, Formação de Professores, Educação e Relações Raciais. Coordena projetos de pesquisa em diálogo com áreas afins à Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Praxiologia de Pierre Bourdieu no contexto educacional e História da Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores, Relações Étnico-Raciais na Escola, História da Educação, Ensino de História, Legislação Educacional, História do Pensamento Educacional Brasileiro. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o consumo de músicas entre jovens de escolas paraenses. Coordena o NEAB\UFPA Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). |
Ubiratan D'Ambrósio
|
Doutor em Matemática, Teórico da Educação Matemática e um dos pioneiros no estudo da Etnomatemática. É Professor Emérito de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor do Programa Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo. Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro); e professor visitante no Programa Sênior da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Lecionou no Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 2001, ganhou da Comissão Internacional de História da Matemática a medalha Kenneth O'May por importantes contribuições na área de História da Matemática. Em 2005 foi ganhador a medalha Felix Klein, da Comissão Internacional de Instrução Matemática, pelo reconhecimento de suas contribuições no campo da educação matemática. Seu nome figura como signatário de importantes documentos no mundo da ciência, como a Declaração de Veneza de 1986 e Carta da Transdisciplinaridade de 1994. Junto com Edgar Morin e Bassarab Nicolescu fundou o Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires (CIRET). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário