terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Professor publica artigo sobre síndrome que afeta profissionais da Educação


Muito parecida com a depressão, a Síndrome de Burnout afeta profissionais de diversas áreas e também é conhecida como estafa profissional. Sobre o assunto, o professor Daniel Pires, da Faculdade de Educação Física do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará, juntamente com ex-alunos do curso, publicou artigo na Revista Pensar a Prática, da Universidade Federal de Goiás.
“A publicação representa uma vitória importante para o Campus de Castanhal, pois revela que os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos na Faculdade de Educação Física possuem densidade para circular em periódicos”, destaca o professor.
A pesquisa sobre a Síndrome de Burnout foi realizada com 40 professores, sendo 20 licenciados em Educação Física e 20 alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que lecionam Educação Física em cidades do nordeste do Pará. Para o orientador da pesquisa, professor Daniel Pires, “a experiência inovadora do PARFOR constitui-se em um imenso universo para pesquisas em diferentes áreas referentes à docência”.
Ainda de acordo com o pesquisador, muitos professores têm sido afastados de sala de aula em decorrência da Síndrome, que recebeu o código “Z73.0” da Classificação Internacional de Doenças (CID). Na versão brasileira da CID, esse código é classificado como “esgotamento”.
Segundo a publicação, o Burnout, em professores, está associado à precariedade na formação inicial, às condições insatisfatórias de trabalho, à baixa remuneração, ao desinteresse dos alunos, entre outros fatores. A Síndrome afeta o ambiente educacional, a vida do professor e de seus colegas e alunos de forma extremamente negativa, ocasionando sérios problemas de saúde de ordem física e psicológica, o que pode levar o profissional a desistir da carreira.
“É imprescindível que este problema seja alvo de outras pesquisas nos âmbitos acadêmico e escolar, a fim de que seja conhecido, debatido e prevenido pelos professores e por demais profissionais da Educação”, acrescenta o professor Daniel.
Texto: Paula Oliveira – Divisão de Comunicação da Secretaria Executiva do Campus de Castanhal
Imagens: Google
----------------------
Publicado em: 14.02.2013
http://www3.ufpa.br/multicampi/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=802:professor-publica-artigo-sobre-sindrome-que-afeta-profissionais-da-educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário