quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Mais de 98% dos aprovados na UFPA pelo Sisu são paraenses

Mais de 98% dos aprovados na UFPA pelo Sisu são paraenses

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=8613

Após a divulgação do primeiro Listão de aprovados na Universidade Federal do Pará (UFPA) pelo Sistema de Seleção Unificada do (Sisu), os dados revelaram que a grande maioria dos candidatos classificados é do próprio Estado do Pará e a maioria dos calouros conquistou a vaga concorrendo pelo sistema de cotas. Dos 1.019 aprovados, mil são de cidades do interior paraense e 51,5% são cotistas.
Os outros Estados  - Além do Pará, os que mais aprovaram candidatos para a UFPA por meio do Sisu são: Amapá e Maranhão, com três aprovados cada; seguidos por Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, que aprovaram dois calouros cada um. Há, ainda, um candidato aprovado de cada um dos Estados do Amazonas, Ceará, Rondônia, Bahia e Tocantins.
“A impressão de que, com a adoção do Sisu, teríamos mais universitários vindos de fora do Estado não se confirmou. Por outro lado, é grande a participação de estudantes que vêm do interior do Estado”, revela o diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ciac), órgão responsável pelo Sisu na UFPA, Aluízio Barros.
Entre os mil paraenses que conquistaram a vaga na Federal do Pará por meio do Sisu, a maioria é natural de Belém. São 542 aprovados que vivem na capital do Estado. Em seguida, aparecem os 142 aprovados que são do município de Ananindeua; 54, de Castanhal; 32, de Abaetetuba; 27, de Bragança; 23, de Altamira, 21, de Barcarena; 20, de Cametá; 19, de Tucuruí; 11, de Santarém e 10, de Marituba.
Do outro lado da tabela, há pelo menos um aprovado de cidades que não são consideradas polos regionais, como Bonito, Concórdia do Pará, Muaná, Nova Esperança do Piriá e Ourém. “Estes candidatos tiveram a participação, na seleção para a UFPA, facilitada graças à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase do concurso para ingresso na UFPA, pois puderam prestar o exame em sua localidade, sem precisar viajar para participar da segunda fase do certame, como em processos seletivos anteriores”, considera do diretor do Ciac.
Perfil de aprovados - O perfil dos aprovados pelo Sisu também mostra um equilíbrio entre a aprovação de homens e mulheres. Eles são 54,76% dos calouros e elas, 45,14% dos classificados. Já em relação à idade, há aprovados na faixa etária dos 15 a 63 anos, embora a grande maioria tenha entre 18 e 25 anos: 558 estudantes, o equivalente a 68,79% do total de aprovados pelo Sistema para a UFPA.  Em seguida, aparecem os 10,89% de candidatos com até 18 anos (111 candidatos) e os 8,83% com idades de 26 a 30 anos (90 candidatos). Há, ainda, 81 candidatos aprovados que possuem mais de 31 anos, 31 estudantes classificados que têm entre 41 e 50 anos e cinco com mais de 51 anos.
A estudante mais nova aprovada para a Federal do Pará pelo Sisu tem 15 anos e foi aprovada para o curso de Ciências Naturais, em Belém. Já o candidato aprovado mais velho, com 63 anos, passou em Filosofia, também em Belém.
Já no que diz respeito à condição pela qual os aprovados disputavam vagas, há equilíbrio entre cotistas e não cotistas. Dos 1.019 aprovados, 525 participam do sistema de cotas (51,5%) e 494 (48,5%) não solicitaram a reserva de vagas para estudantes da rede pública; para negros, pardos e indígenas ou, ainda, para os oriundos de famílias de baixa renda.
Entre os cotistas, o maior grupo de candidatos aprovados concorria pela cota cor e renda, ou seja, cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, autodeclararam-se negros, pardos, indígenas ou quilombolas e afirmaram que sua renda familiar per capita mensal é inferior a 1,5 salário mínimo. Ao todo, foram 281 estudantes aprovados nesta modalidade. Há, ainda, 240 aprovados pela cota cor e quatro, pela cota escola renda.
Aprovados pelo Sisu devem confirmar vaga apresentando documentos – A UFPA também alerta os estudantes a observarem a data, o local e a  hora agendados para a apresentação de documentos à Instituição. A chamada habilitação ao vínculo institucional, ou seja, o registro dos candidatos na Universidade, está marcada para a próxima sexta-feira, 17 de janeiro. O edital e as demais informações aos classificados pelo Sisu estão disponíveis no site do Ciac.
Habilitação do PS 2014 já começa nesta segunda-feira, 20 – O CIAC também já disponibilizou o edital para habilitação para os aprovados pelo Processo Seletivo 2014 (PS 2014). Para estes candidatos, o período de apresentação de documentos para registro na universidade começa na próxima segunda-feira, 20 de janeiro. “Desta vez, decidimos publicar o edital antes, para que os estudantes possam providenciar os documentos com mais facilidade, especialmente porque alguns terão um período de tempo para fazer isso”, conta Aluízio Barros.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Publicado em: 16.01.2014 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário