terça-feira, 14 de agosto de 2012

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO: MUSEU EMÍLIO GOELDI EM PAUTA



Espécies selecionadas de fitoterápicos amazônicos ilustram selos nacionais

Avalie este item
(0 votos)
Andiroba, copaíba, muirapuama e unha-de-gato: terapêuticas para entorse, inflamação, falta de vigor e dores musculares
Agência Museu Goeldi - Quatro espécies populares, encontradas em quintais e feiras da região amazônica inspiram a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) que lança uma nova série de Selos, denominada Fitoterapia Brasileira: Plantas Medicinais- Saber Popular.
Confira cada uma das espécies e também selos comemorativos lançados no Museu Paraense Emilio Goeldi ao longo de sua história recente.
Textos: Jimena Felipe Beltrão

Andiroba, óleo de amplo poder

andirobaNo caso da andiroba - nome popular de duas espécies cujos nomes científicos são Carapa guianensis Aublet e  Carapa procera DC. da família Meliaceae – se utilizam as amêndoas para extrair óleo medicinal de sabor amargo.
Segundo a pesquisadora do Museu Goeldi, que deu consultoria a EBCT, “Os indígenas e caboclos dessa região usam o óleo de andiroba como repelente, purgativo, contra o tétano, a hepatite, as picadas de insetos peçonhentos e os parasitas”.
Outras formas de utilização da andiroba inclui o “emplastro ou em fricção, misturado ou não a outras plantas, trata contusões, distensões musculares, entorses, quebraduras, dores lombares e reumatismos”, diz Márlia.  Ela aponta ainda o uso da andiroba “em xarope composto de limão e mel ou simplesmente misturado ao mel, combate problemas respiratórios”. Em ungüentos e sabonetes, a andiroba trata afecções dermatológicas. Mas tudo é aproveitado e “o bagaço das sementes, resultante da extração do óleo, é destinado à produção de velas reconhecidas como repelentes naturais de carapanãs ou pernilongos, complementa”.
Árvore de grande porte com tronco reto, cilíndrico, a andiroba é característica das florestas alagadas (de várzea) da Amazônia, mas também pode ser encontrada em terra firme. Ela dá frutos grandes com cápsula contendo de 8 a 16 amêndoas das quais se extrai o óleo usado pela população.

Muirapuama, ação no sistema nervoso e na memória

Copaíba, óleo cicatrizante e antiinflamatório

Unha-de-gato, variedade de usos

Outros lançamentos de selos no Museu Goeldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário